sexta-feira, 23 de julho de 2010

Tem alergia ao usar brincos ou outra joia?

Dias atrás falei aqui que as joias de ouro são, na verdade, feitas de uma liga que inclui outros metais. Depois, fiquei pensando que seria útil falar, também, das alergias causada por metais, pois muita gente tem. Eu tenho. Não posso usar nenhum brinco de bijuteria. E às vezes nem de ouro. Tenho um par de brincos italianos de ouro, herança da minha mãe, que bastou eu por na orelha para ficar parecendo um Dumbo vermelho. Sem condição!

Brincos Kids

No meu caso, a alergia só aparece quando uso brincos. Mas ela pode se manifestar também, deixando a  pele vermelha, irritada e com coceira, quando alguém usa relógios, colares, pulseiras ou qualquer outra peça, inclusive os piercings que ultimamente o pessoal anda espalhando pelo corpo.

Se você sofre desse mal, saiba que dificilmente a alergia é do ouro. Ela quase sempre é de algum outro metal, normalmente o níquel. Cerca de 10% das mulheres têm alergia ao níquel e esse é um dos metais usados para compor a liga de ouro, principalmente de ouro branco, e para compor muitas bijuterias. Entre as mulheres que têm orelha furada, 20% desenvolvem alergia ao níquel.

Nos anos 90, foram feitos estudos e testes com o níquel e deles surgiu a Nickel Directive, válida para toda a União Europeia. A diretriz regula o uso de níquel em joias e permite o máximo de 5% de níquel nas ligas, pois os testes comprovaram que alergias não se manifestavam nesses casos, já que a quantidade fica muito diluída. É essa orientação que seguimos nas joias da H.Stern. E eu juro pra vocês que elas não me dão alergia.  

A rigor, quanto maior a quantidade de ouro na liga, menor a chance de dar alergia. Prefira, portanto, os brincos de ouro 18K, nunca abaixo de 18K. A platina e o titânio também são metais que dificilmente provocam alergias, mas quase toda a produção é direcionada para a medicina e a odontologia, na forma de pinos e placas cirúrgicas. É difícil achar joias de titânio. E a platina, por sua vez, é um metal raro e caro, algo como duas vezes o preço do ouro. Por isso, ainda em 1920, os joalheiros desenvolveram o ouro branco como um substituto da platina.   

Se você tem um brinco de ouro que dá alergia e insiste em usá-lo, como eu faço com o meu italiano, só tem um jeito de amenizar a coisa, um truque que aprendi sabe-se lá onde: passe uma boa camada de esmalte incolor no pino, na tarracha e em toda a área que possa encostar no lóbulo. A autonomia é de algumas horas. Depois, o esmalte descasca e, pelo menos no meu caso, o efeito Dumbo tá lá de novo! 

Por: Roberta Rossetto


Fonte: Blog Adoro Joias

Nenhum comentário:

Postar um comentário